quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Polo Regional Norte



Por: Maíra Verena
O Polo Regional Norte conduz na Amazônia o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, Telecentros.BR.
A unidade executora deste Polo é a Universidade Federal do Pará que, junto com outras iniciativas de governos, instituições, entidades e grupos informais, assume o desafio de promover a inclusão digital no extenso espaço geográfico da região, respeitando as suas peculiaridades e sua cultura.
Assim sendo, cerca de 5 mil jovens entre 16 e 29 anos vão se tornar monitores e gestores do Programa Telecentros.BR na Amazônia. São eles que vão definir a identidade pedagógica do Polo Regional Norte.
A partir do reconhecimento das peculiaridades locais das suas próprias vivências e experiências, estes meninos e meninas serão protagonistas da inclusão digital na Amazônia.
Mais que um desafio, o alcance desta meta representa uma revolução no coração da floresta.
A estrutura de formação destes jovens monitores dos telecentros conta com mobilizadores e educadores sociais, especialistas, coordenadores e supervisores de tutoria vinculada a universidades públicas (professores e pós-graduandos), a órgãos estaduais de ciência e tecnologia do Estado do Pará, e a programas e políticas públicos como o Navegapará, que transforma fibra óptica em serviços públicos disponível no sistema de transmissão de energia da Eletronorte, com sinais de rádio, para chegar ao usuário final (escolas, infocentros, unidades de saúde e segurança pública, entre outros). 
Eu como faço parte, Posso afirmar que o Conhecimento adquirido e vivenciado é de muita dedicação na aréa da Inclusão Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário